Comidas Tipicas
1. Escargots
Escargot é um prato de caracóis cozidos, geralmente servido como aperitivo na França e nos restaurantes franceses. Ele é tão apreciado que existe até talher especial para degustá-lo.
Foi gras
Foi gras é um alimento feito de fígado de um pato ou ganso que foi especialmente engordados. Foie gras é uma iguaria popular e bem conhecido na culinária francesa. Seu sabor é descrito como rico, amanteigado e delicado, ao contrário do que a de um pato comum ou fígado de ganso. É vendido inteiro, ou está preparado para mousse, parfait ou patê (a menor qualidade), e também pode ser servido como acompanhamento de outro alimento, como a carne.
Quiche lorraine
Blanquette de vitela
A blanquette de veau é um prato de carne de vitela, cenouras e manteiga. A palavra “blanquette” vem do fato que o molho do guisado é branco. Todas as carnes sao brancas (galinha, coelho, porco), o carneiro tambem pode se preparar em “blanquette” embora os vitelos é o processador de referência.
Coq au vin
Photo Credit: entitee via Compfight cc
Coq au vin é um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho. O tipo de vinho varia de região para região e pode ser tinto, branco e até mesmo champagne. Aqui no Brasil costumamos adaptar o prato e fazer com frango ou galinha.
Salmão poché
O salmão é cozido pouco a pouco em uma água com temperos chamada court bouillon. Assim, o peixe preserva toda sua textura e se enche de sabor.
Ratatouille
Photo Credit: Ben.Millett via Compfight cc
O ratatouille é uma receita rústica e típica da região de Provença, na França. O nome significa picar, triturar. É um prato a base de legumes. Para preparar o ratatouille não pode faltar berinjela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita.
Profiteroles
Profiterole é uma sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência do consumidor. O doce é bastante popular na França, país no qual foi considerado uma iguaria real em meados do século XVI. Atendendo a um pedido de Catarina de Médicis, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita.
Tarte Tatin
Dizem que essa torta foi inventada por um erro das irmãs Caroline e Stephanie Tatin, donas de um hotel em Lamotte-Beuvron, na região de Sologne. Stéphanie, a encarregada da cozinha, teria preparado a torta de maçãs, esquecendo –se de colocar a massa na forma antes das maçãs. Por isso, inverteu a ordem dos ingredientes. Além disso , serviu o doce sem deixar esfriar o suficiente. Faça em casa, a receita de Tarte Tatin.